Exposições temáticas e mostra de trabalhos escolares recebem os visitantes do primeiro dia da FliConquista
As portas da FliConquista já estão abertas para os amantes da literatura. Desde às 14h desta quarta-feira (15), os visitantes já podem aproveitar para apreciar a mostra de trabalhos artísticos das escolas no foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Em sua primeira edição, a Feira Literária de Conquista tematiza Literatura e Liberdade, destacando a Independência do Brasil na Bahia. O grande homenageado é o poeta conquistense Camillo de Jesus Lima, que dá nome ao Centro de Cultura onde ocorrerá nosso encontro cultural.
É nesta quarta-feira, às 18h, que serão abertas as expografias “Madalena Santos Reinbolt: um quintal de telas e tapeçarias para o mundo”, de Victória Vieira, e a instalação Paisagem poema: Camillo de Jesus Lima em escrituras, criada por Adriana Camargo. As duas expografias ficam abertas à visitação até o final da nossa Feira Literária.
A Camerata Neojibá, às 18h, antecede a nossa Sessão de Abertura, realizada no Auditório. Em sequência, Ruy Hermann Araújo Medeiros, historiador, professor aposentado, doutor em Memória, Linguagem e Sociedade, realiza uma Conferência de Abertura sobre os “Ideais da liberdade da Bahia na obra de Camillo de Jesus Lima.
As homenagens a Camillo de Jesus Lima seguem com o espetáculo Destino de Cigarra, também no auditório, realizado pelo músico Gutemba.
Arena Literária tem programação especial para as juventudes
Em parceria com o projeto Multiverso Cultural, a FliConquista terá uma programação será intensa, criativa e diversificada, proporcionando um espaço de expressão artística e celebração da diversidade, que começa nesta quarta-feira e vai até o domingo (19).
O programa ProLer também traz a FliConquista uma série de atividades, com a abertura da Expografia de Madalena Santos Reinbolt, e uma série de atividades ao redor do mundo do livro e da literatura.
A FliConquista está só começando. Confira toda a nossa programação no nosso site:
O evento é realizado pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.