Nesta quinta-feira (16), a Biblioteca DONARAÇA presenteia o público com sussurros poéticos. Momento faz parte da programação especial do espaço na FliConquista
O poder das palavras sussurradas no ouvido fez as pessoas se arrepiarem na manhã desta quinta-feira (16), com a Biblioteca DONARAÇA, que abrilhantou o público com a apresentação “Sussurros Poéticos”.
O Sussurro Poético é uma ideia da Biblioteca DONARAÇA e tem o intuito de incentivar as pessoas a se apaixonarem pela literatura. A atividade trouxe poetas da cidade de Vitória da Conquista, que já têm o dom de recitar poesias, para sussurar poemas de poetas famosos e admirados pelo público. Os convidados deixaram a apresentação ainda mais bela e sensível.
Para o psicólogo e coordenador do projeto, Josué Brito, a Biblioteca DONARAÇA tem a missão de incentivar o hábito da leitura, levando livros para zona rural e bairros periféricos. Ele relata a importância da sensibilização através do texto como forma de incentivo à literatura. “Achamos que o livro é um direito de todos, seguimos a ideia de que a sensibilização através do texto é um canal essencial para a pessoa se apaixonar pelo texto literário.”
Shirley Oliveira é policial militar, escritora e poetisa, e foi uma das convidadas pela Biblioteca para ser uma das vozes do Sussurros Poéticos. Para ela, a experiência foi um momento fantástico. “Uma experiência única. Nós pegamos alguns poemas de poetas conhecidos e sussurramos através de um tubo no ouvido das pessoas que iam passando. É muito interessante ver as pessoas se arrepiando, né? Um simples verso tem esse poder quando sussurrada ao pé do ouvido. Foi uma experiência fantástica pra mim.”
A enfermeira obstetra Queila Marques participou da atividade e esteve do outro lado do projeto. Ela foi contemplada com um sussurro em seu ouvido de um poema da poetisa Cecília Meireles. Para Queila, a experiência foi arrepiante durante todo o momento. “Tive uma experiência maravilhosa. Ouvir a poesia de Cecília Meireles aqui, ó, sussurrada no ouvido bem de pertinho, que delícia. Só em falar eu já estou novamente toda arrepiada. Nunca tinha tido essa experiência de ouvir uma poesia sussurrada no ouvido. Foi maravilhoso.”
Esses são os poderes das palavras, elas arrepiam, acalmam e abrilhantam os corações. São expressões que transcendem as barreiras do tempo e do espaço, conectando-nos a experiências humanas universais. Através das palavras habilmente entrelaçadas, a poesia sussurra emoções profundas e desperta sentimentos que muitas vezes permanecem latentes.
O Sussurro Poético foi uma das atividades da Biblioteca DONARAÇA, que apresentou na FliConquista uma programação extensa de debates literários e experiências astravés da literatura.
A Biblioteca DONARAÇA está presente na FliConquista até sábado, 18 de novembro. Confira a programação completa.
A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.
Texto: Vitor Barboza. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Fotos: Thiago Gama