Gutemberg envolveu o público em uma apresentação imersiva, explorando as obras do poeta Camillo de Jesus Lima, honrando o tema da Feira Literária, com um repertório poético
Os meus versos, eu os atiro a esmo, nas faces dos maus. São blocos de pedras que eu tiro da alma, com marteladas fortes.
Camilo de Jesus Lima
Nesta quarta-feira (15/11), a noite de estreia da primeira edição da Feira Literária de Conquista, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, recebeu o espetáculo “Destino de Cigarra”, do artista Gutemberg, em uma noite marcada por muita emoção.
O espetáculo ‘Destino de Cigarra’, dirigido pelo o artista Gutemberg (Gutemba), teve como intuito se basear na atmosfera intensa de cultura da obra do poeta Camillo. “Camillo cantou a liberdade. Cantou o amor, o lírico questionador e reflexivo. As obras de Camillo inspiraram a criação de alguns contextos musicais em cima de poemas. A gente, então, resolveu fazer dos cem anos de Camillo uma apresentação em homenagem a ele, escolhendo doze músicas “, destacou o artista.
O músico também salientou como foi a construção do repertório do espetáculo. “A gente foi escolhendo aquelas canções que tinham uma conotação mais relacionada à época dele. Tentamos musicar os poemas dentro do período em que ele viveu. Por isso, nós temos aí tango, nós temos chotes, nós temos a valsa, nós temos o bolero. Os ritmos foram selecionados para permitir uma imersão na obra do ilustre Camillo, uma seleção de sintonias que expressam a atmosfera cultural.”
De acordo com a professora Nana Aquino, o show foi um sucesso. “O espetáculo Destino da Cigarra foi incrível, um casamento maravilhoso entre música, audiovisual e poesia. É o que traz pra gente essa importância cultural. Um evento como esse é muito importante para nossa cidade, espero que a comunidade venha prestigiar.”
Para o músico Ruan Cardoso (Supremo), o evento foi surpreendente. “Gutemba é um artista incrível. Tenho o prazer de conhecê-lo já há algum tempo, e, apesar de não permear muito nesse estilo musical, vim prestigiar porque acho importante estarmos aqui. Vendo o que está acontecendo, prestigiando os artistas locais. Então, me surpreendi muito com a apresentação de Gutemba. Achei muito interessante a homenagem ao Camillo de Jesus Lima também. Estão de parabéns, eu curti muito.”
A estudante de administração Regiane Paiva apreciou o espetáculo por conta dos diferentes estilos musicais que o show proporcionou. “Eu nunca tinha assistido o show dele antes e gostei, são ritmos musicais que eu gosto. Esses estilos mais voltados pro samba e o forró”.
O também músico Caxu de Souza frisa que Conquista estava precisando desse tipo de atividade e expressa ter gostado muito do evento. “Um show de qualidade que já era de se esperar. Em Vitória da Conquista, estávamos aguardando um espetáculo de qualidade. Foi o que vimos hoje com Gutemberg Vieira. Muita coisa bonita, muita coisa boa. Bons músicos, né? E foi maravilhoso, tudo excelente. Já se esperava um grande espetáculo.”
O músico Gutemberg conseguiu cativar o público e realizar uma apresentação que mergulhou nas obras do poeta Camillo de Jesus Lima, fazendo jus ao tema da Feira Literária de Conquista, com um repertório musical surpreendente que transbordava poesia.
A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.
Texto: Raquel Soreira. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Fotos: Thiago Gama