Diretores do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20), de Vitória da Conquista, receberam kits de livros sobre a Independência do Brasil na Bahia durante uma ação realizada na FliConquista (Feira Literária de Vitória da Conquista) pela Alba (Assembleia Legislativa da Bahia).
O ato contou com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Raimundo, o deputado federal Waldenor Pereira, Lenira Figueiredo, diretora do NTE-20, Nallyne Celene, Articuladora de Programas e Projetos do NTE-20, e Idalina Vilasbôas, assessora de cultura da Editora Alba.
“O debate sobre os 200 anos da Independência da Bahia é muito importante, porque todos sabem que essa história tem várias leituras e interpretações, como a que envolve a participação popular. Os estudantes, professores e os pesquisadores vão encontrar nestas publicações conteúdo para a pesquisa”, afirmou o deputado Zé Raimundo, representando a Alba.
O deputado federal Waldenor também defendeu a importância de promover reflexões sobre o 2 de Julho nas escolas do NTE-20. “A Assembleia Legislativa tem, há muitos anos, uma editora, e são muitos os livros que estão sendo editados pela Editora Alba com o selo de nossas feiras. A entrega desses kits para representantes das escolas do NTE-20 será de grande importância para exaltar a Independência do Brasil na Bahia entre a comunidade escolar da nossa região”.
Os livros foram editados pela ALBA em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Além disso, outras obras editadas pelo Parlamento estadual também foram distribuídas gratuitamente, perfazendo um total de 1.586 exemplares.
De acordo com a assessora de cultura da Editora Alba, Idalina Vilasbôas, “a publicação desses livros é a nossa contribuição para este momento em que comemoramos os 200 anos do 2 de Julho. Essa é a nossa intenção, fazer a reverência a esse marco histórico, que envolveu a luta popular, tão importante para nós”.
Nallyne Celene, Articuladora de Programas e Projetos do NTE-20, informou que essa é mais uma das ações realizadas pelo Núcleo para a divulgação da história e da memória da Independência do Brasil na Bahia. Ao longo do ano, foram realizadas outras ações, que também contaram com o apoio do vice-presidente da Alba.
“A entrega dos livros faz parte de uma das ações relacionadas ao projeto do Bicentenário, iniciativa desenvolvida por nós do NTE-20 em parceria com a Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e o Departamento de História. Agora, como encerramento desse processo, Zé Raimundo entrega a coletânea de livros para as escolas como uma das ações”, contou a representante do NTE-20.
A diretora do NTE-20, Lenira Figueiredo, sublinhou a ação realizada junto aos gestores, professores e alunos. “Foram ações importantes de fomento ao conhecimento, principalmente referente à participação popular nas lutas pela independência. A entrega do box com sete livros sobre a Independência do Brasil na Bahia para todas as nossas escolas, dos 24 municípios que compõem o território do Núcleo, fortalece a importância da leitura e do resgate histórico”.
A Coleção Bicentenário do 2 de Julho distribuída aos diretores reúne, nos sete volumes, uma série de artigos, documentos, biografias, conferências e pesquisas – alguns raros e inéditos em livros – e que de mais relevante e expressivo tem sido publicado a respeito da guerra travada na Bahia para assegurar a Independência.
Texto: Érika Camargo
Fotos: Vinícius Brito
A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.