Exposição celebra a palavra em experiência imersiva e sensorial
Incendiárias, saudosas, românticas, burocráticas. As palavras são coisas de ler, escutar, brincar e até comer. A exposição Paisagem Poema: Camillo de Jesus Lima em escritura, sediada no território da FliConquista, celebrou a característica maleável da linguagem, oferecendo uma experiência sensorial aos participantes e destacando obra e vida de Camillo de Jesus Lima, grande homenageado desta edição.
Ao entrar no local da expografia, devemos percorrer um corredor feito por tecidos brancos, onde o perfil singular do poeta é projetado em gravuras, ressaltando suas características mais marcantes.
Em cada um dos quatro cantos do sala, a artista dispôs uma caixa de som, de onde ecoavam, recitados, poemas de Camillo de Jesus Lima.
De acordo com a artista Adriana Camargo, autora da exposição, o espaço propõe “uma imersão na obra de Camillo de Jesus Lima, para que o visitante experiencie fisicamente a poesia, tanto na imagem quanto no som”, explica.
O corredor nos conduz ao ambiente central, um escritório composto por peças de imobiliário semelhantes aos utilizados no início do século 20, recriando a experiência do nosso poeta simbolista.
Sobre a mesa, encontramos carimbos, com diversas palavras e ilustrações inscritas, almofadas de tinta, canetas e papéis coloridos, com as quais podemos escrever mensagens de amor, ressentimento, confissão e toda a infinidade de expressões que o objeto palavra nos permite produzir.
Conforme relata Camargo, “o participante tem a oportunidade, a partir de palavras carimbadas, símbolos e letras, de fazer o seu próprio poema, sua carta, o seu bilhete. A obra acontece a partir do espectador”, diz.
Com a exposição de Adriana Camargo, a FliConquista reforça a celebração em torno da palavra, em seus diversos formatos e possibilidades.
A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação é completamente gratuita.
Texto: Érika Camargo.
Fotos: Thiago Gama