Espaços são destinados a escritores , editoras e parceiros institucionais na FliConquista
Dentro da programação da primeira Feira Literária de Vitória da Conquista foi destinado um espaço para estandes de exposição, entre editoras, biliotecas comunitárias e parceiros institucionais. No total, 7 estandes com temas diferentes foram destinados para que escritores e editoras expusessem seus trabalhos. Os estandes tiveram destaque na entrada do Centro Camillo de Jesus Lima e contaram com vendas e doações de livros.
Dentre as temáticas estão a comunidade sustentável, no Estúdio Palma, que expôs os livros de seus escritores agenciados, Efigênio Moura e Joana D’ark. O estande Leitura Viva estava repleto de trabalhos de escritores e editoras, assim como as bibliotecas comunitárias como a DonaRaça e a Editora LDM, o Senac e os projetos escolares que divulgaram os trabalhos das instituições, e o estande da Alba Cultural sediou distribuição de livros para professores.
Segundo a produtora cultural e organizadora dos estandes, Mércia Andrade, essa ação é fundamental tanto para os expositores quanto para a população, pois ela incentiva a leitura e é uma oportunidade para os escritores e as editoras exporem seus trabalhos. “É uma verdadeira vitrine, e é importante para o público, pois você tem a oportunidade de conhecer. É muito importante que as pessoas venham conhecer esses trabalhos.”
A escritora Angela Adriana faz parte do estande Expositores Leitura Viva e explica que o estande funciona de maneira rotativa, onde diversos escritores têm a oportunidade de expor suas obras. Ela ainda relata a diversidade do espaço. “É um estande que tem diversidade de temas, funciona de maneira rotativa. Todos que vêm aqui e falam sobre suas obras, sobre a importância da literatura, estamos tendo um feedback muito positivo. Esse é um momento muito importante, estamos tendo uma interação muito boa.”
Os estandes foram abertos no dia 15 de novembro e ficaram disponíveis à visitação até o último dia da feira, domingo (19/11), sempre com entrada e programação gratuita.
A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.
Texto: Vitor Barboza. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Fotos: Gabriela Nascimento.