Notícias


Último dia de FliConquistinha reúne público para prestigiar autores baianos
16 de novembro de 2024

O último dia da FliConquistinha começou com muita animação e com o público marcando presença para curtir as contações de história e lançamentos de livros de literatura infantil que ocorreram durante toda esta sexta-feira (15).

A programação atraiu crianças e adultos que, apesar do tempo fechado, acompanharam as contações de história com Palmira Heine, autora dos livros Chapeuzinho no Pelô e Os três porquinhos depois do sopro do lobo. Os espectadores, encantados com as releituras de clássicos infantis, permaneceram imersos do início ao fim. 

Após a sua última apresentação, Palmira Heine fala sobre sua experiência na feira: “Foi maravilhoso, é sempre muito bom. Como a contação de história pode atrair atenção da criança para leitura do livro. É uma forma de representatividade trazer a nossa cultura e fazer com que a criança se sinta parte da narrativa.”

Em visita a FliConquista, a mãe da pequena Melissa, Camila Maia, destaca a importância das feiras literárias com espaço para as crianças: “ Nós dia de hoje, em que as crianças ficam muito ligadas a telas, é fundamental essa parte lúdica da leitura, da imaginação, para formar pessoas melhores”. 

Além da contação de histórias, o público também acompanhou o lançamento das Antologias para as infâncias e leitura performática, do coletivo Cardumes, das escritoras do coletivo Studio Palma, do projeto Pretinhos e Pretinhas incríveis e da editora Ao pé de ouvido. Tradição oral, representatividade e ancestralidade são temas presentes nos livros que fazem parte da coleção.

 

A técnica ambiental, Deise Rocha, destaca a necessidade de buscar obras infantis que valorizem a cultura afro-brasileira e a identificação: “A gente enquanto família busca incentivar e pesquisar autores e histórias que reforcem a identidade das crianças. Sempre que temos a oportunidade, trazemos livros em que ela se reconheça nas histórias”. 

O espetáculo Na ponta da língua, no ponto do lápis, com Wallas Moreira e Vicente di Paulo, inspirado no livro “Vejam como sei escrever” de José Paes, fechou o último dia da FliConquistinha com muitas risadas e alegria.

Texto: Carolina Souza

Fotos: Lua Ife e Igor Chaves

* A Feira Literária de Vitória da Conquista (2024), realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, conta com o patrocínio do Governo Federal e do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, e apoio do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.