Notícias


Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura apresentam projetos na FliConquista
28 de novembro de 2023

Arte, cultura e tecnologia produzidas por estudantes da rede estadual foram exibidos no estande do Núcleo Territoria de Educação 20 e do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

Quando o assunto é pintura, inovação, tecnologia e cultura, o Centro Juvenil  de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista dá aula. A escola expôs projetos de seus alunos e enriqueceu a primeira FliConquista com trabalhos de estudantes que passearam da arte à robótica. Dentre as diversas atividades, a escola apresentou painéis literários, trabalhos de lettering, desenhos e produção de histórias por meio de pensamento computacional, proporcionando o contato com a literatura de forma diversificada.

A arte está presente em todas as fases de vida Lavynia Campos, estudante de 16 anos é a responsável por retratar heróis baianos em quadros expostos o centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

A jovem artista expressou orgulho em ter o público conquistense prestigiando seu talento, junto a diversidade da feira. “Estou achando a experiência maravilhosa. A feira dá a oportunidade dos alunos trazerem e mostrarem suas obras. Adorei todos os trabalhos que estão apresentados aqui, tudo me encantou muito, cheio de diversidade de obras culturais”.

Renan Moreira, líder dos estudantes do sudoeste da Bahia, acredia que o estande conseguiu cativar a atenção do público.“Todo esse movimento de trazer trabalhos estudantis, de fortalecer a arte dentro das escolas, de uma maneira territorial, abrangendo o sudoeste da Bahia, é muito importante. Fico extremamente feliz em ver o quanto os estudantes estão exercendo o seu lugar de fala e mostrando sua arte.”

A diretora do NTE 20, Lenira Figueiredo, agradeceu a oportunidade dada ao estudantes. “Este ano nós fomos presenteados em poder apresentar os nossos projetos e atividades. Esse momento coroa todo o trabalho realizado pelos professores e estudantes nas escolas. Para nós, esse momento é ímpar, brindando o décimo ano de projeto estruturante na primeira FliConquista.”

Diretora do NTE 20, Lenira Figueiredo.

Alice Irigoyen, diretora do Centro Juvenil, contou como a ideia da exposição foi pensadas para adcionar cultura e inovação  ao espaço. “Para a FliConquista, nossa equipe buscou oferecer atividades de incentivo à imaginação, à criatividade e à interação com os visitantes. A repercussão foi muito positiva, os estudantes participaram com entusiasmo”.

A professora do Centro, Elmara Meira, afirma que é importante mostrar ao público o trabalho educacional realizado. “Estar presente na FliConquista é uma grande alegria, trazer um pouco do que a gente faz pra essa feira tão incrível. O Centro está aqui junto com o NTE, desenvolvendo ferramentas para mostrar que é possível aprender de uma forma diferente,  lúdica, e inovadora”.

A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação é completamente gratuita.

Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.

Texto: Edilaine Rocha. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Fotos:  Vinícius Brito.